quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Doom 1 e 2


Doom é um jogo de computador lançado em 1993 pela id Software, e um dos títulos seminais do gênero tiro em primeira pessoa. Combinando gráficos 3D com violência gráfica, ele tornou-se tanto controverso quanto imensamente popular, com um lançamento em versão shareware que estima-se ter sido jogada por 15 milhões de pessoas, de tamanho sucesso gerou uma versão oficial chamada Ultimate Doom, Além de definir muitos elementos de jogo dos games de tiro em primeira pessoa, Doom estabeleceu uma sub-cultura por popularizar o jogos jogo em rede e permitir expansões criadas pelos jogadores (WADs). O sucesso do jogo influenciou o boom de jogos nos anos 90 até o ponto desses jogos serem algumas vezes chamados de "clones do Doom".

A franquia Doom continuou com Doom II: Hell on Earth (1994) e numerosos pacotes de expansão como Master Levels for Doom II (1995), e Final Doom (1996). A maioria criado por Fans, sendo lançados para o PC/DOS, esses jogos foram subseqüentemente portados para várias outras plataformas, incluindo nove diferentes jogos para consoles. A série perdeu o apelo tão logo o mecanismo gráfico do Doom se tornou obsoleto no final dos anos 90 mas foi revivido em 2004 com o lançamento do Doom 3, uma releitura do jogo original usando nova tecnologia.

Em 2004 foi lançada uma versão em tabuleiro, pela Fantasy Flight Games, com miniaturas dos monstros e personagens.

Já em 2005, foi lançado uma adaptação cinematográfica de Doom, batizada no Brasil de Doom: A Porta do Inferno.

História

Doom tem um tema de ficção-de-horror, e um enredo bem simples, que só aparece no manual, e a história dentro do jogo em si é mostrada em mensagens entre os episódios. O jogador recebe o papel de um fuzileiro espacial, "Um dos mais durões na terra, endurecido em combate e treinado para a ação", (one of Earth's toughest, hardened in combat and trained for action) que foi deportado para Marte por atirar num oficial superior quando ordenado a matar civis desarmados. Ele é forçado a trabalhar para a Union Aerospace Corporation (UAC), um complexo militar-industrial que está realizando experiências secretas em teleportação entre as luas de Marte, Fobos e Deimos. De súbito, algo dá errado e criaturas do Inferno começam a vir das areas de teleporte. Uma resposta defensiva da segurança da base falha em deter a invasão, é rapidamente dominada por demônios, com toda a guarnição morta ou transformada em zumbis. Ao mesmo tempos, Deimos desaparece inteiramente. um time da UAC em Mars é enviado a Phobos para investigar o incidente, mas o contato pelo rádio cessa em breve e apenas permanece vivo; o jogador, cuja tarefa é escapar vivo.

Para terminar o jogo, o jogador precisa batalhar em três episódios contendo nove fases cada. Knee-Deep in the Dead, o primeiro episódio (e o único, na versão shareware), se passa numa base militar high-tech em Phobos. Ele termina com o jogador lutando contra os Barons of Hell, entrando no teleportador que leva a Deimos, onde ele é estraçalhado por monstros e aparentemente morre. No segundo episódio, Shores of Hell, o jogador faz uma jornada através das instalações em Deimos, cujas áreas monstram uma arquitetura bestial. Depois de encontrar o Cyberdemon (um demônio com uma bazuca no lugar de um braço), a verdade sobre a lua desaparecida é descoberta: ela flutua sobre o Inferno! O jogador desce até a superfície e o episódio final, Inferno, começa. Depois de destruir o chefão final, Spider Mastermind (uma espécie de cérebro com patas, altamente armado), uma porta secreta se abre para o herói, que "provou ser macho demais para o Inferno conter" (proved too tough for Hell to contain), ser levado de volta à Terra. o pacote de expansão Ultimate Doom adiciona um quarto episódio contando as aventuras da volta ao lar do fuzileiro.








Login: ABANDONWARE
Senha: PARADISE
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário